Skip to content

Italy for lovers…comer e amar… orar só para quem quiser!

Acordei e dei o clic. ITÁLIA. Melhor valor do dia: voo para Bolonha, em last minute 100 euros/ adulto. Podem ser comprados bilhetes a 30/40 euros se tivermos tempo de saber que o ex marido vem aí:) e já está. Fomos!

viagem italia carro.jpeg

 

Bolonha Será o ponto de partida para uma versão ITÁLIA, com amor. O carro alugado online por 10 euros por dia. Com seguro. Não aconselho. O barato sai caro. Longe e chato. Escolham uma empresa que já tenham ouvido falar. Vá… 100/. 200 euros. 5 dias. Empacotem uma mala e Just go.

Night 1- Florença. Ha imensas opções para dormir. Hotéis. Apartamentos no centro. Marco tudo no Airbnb ou pelo booking. Por 50 euros/noite há já frescos nos tectos, terraços para amores escondidos, telhados cheios de segredos e flores à espreita. Longe dos preços de Lisboa, estas cidades até parecem em saldos de Janeiro.

Optámos por um hotel. Pequenino. Zona histórica. 60 euros. 4 estrelas. Breakfast included. Procurem ROOM MATE LUCA. Vai dar que falar. É do grupo room mate. Vai abrir um em Lisboa. Giríssimo. Fora da caixa. Uma natureza viva.
Gosto de terraços, de rooftops, de flores nos alpendres. Gosto de ouvir os passos na rua. De me perder nas ruelas e seguir o som do trompete. Gosto dos “petits coins”. Daquele restaurante típico, pequenino, com bancos de madeira azuis turquesa. Gosto de andar atrás daquilo que já sei que serão os lugares que me fazem sentir em casa.

Se puderem fazer uma pesquisa agora no skyscanner ou no momondo, experimentem.. escrevam a cidade de origem e no destino não ponham nada. Vejam para onde seria mais barato viajar, neste dia, e para onde vos levaria o clic. Why not? A vida é mesmo esta que temos. Sonhem…

Night 2- Siena.
Na verdade foi por causa de Siena que me lembrei de Itália. Já vim várias vezes a Itália mas sempre tive pena de não ter conhecido Siena. Aquele lugar histórico, medieval. Nunca mais me esqueci de querer voltar para dormir em Siena. Cá estou. Dentro da muralha. Não se atrevam a por o carro cá dentro. O labirinto tira-vos a paz… e a polícia não brinca. Nem perdoa os mais distraídos. Safámo-nos de boa com o número de telefone, abençoado, de quem nos resgatou. Em 5 Mn foi-nos buscar, levou o nosso carro, deixou-nos no hotel, no centro histórico e guardou o carro na garagem, fora das muralhas. ****(ver contacto no final).

Podem, em alternativa, estacionar na rua e ir de táxi mas o taxímetro começa a contar aos 10 euros… e na garagem está assegurado que o carro está entregue.
Escolhemos um bed em breakfast (il corso) junto à praça duomo. Parece que estamos em casa. Com chave da porta no bolso, a sala de pequenos almoços está sempre aberta, o bolo, leites, iogurtes… “feel free to take it”. (No kids allowed).

Para comer sugerimos a osteria da CICE para jantar ou “La Taverna del Capitano”. Marquem!
10 pontos para os carabinieri. Que nível! Sempre impecáveis! Não há como não achar lindo!
10 pontos para a língua. Que coisa mais poética ouvir italiano em todo o lado.
Já vim a Itália vezes sem conta e não há povo como este mais parecido connosco. O peso da família. O falar alto. As gargalhadas. O café. O vinho. O digestivo- grappa- (bem mais fraco que a nossa aguardente) e o interesse pela gastronomia!
O que não perder? O palio de Siena. Acontece duas vezes por ano: 2 Julho e 16 de Agosto. Corridas de cavalos na Piazza del Campo. Reservem com antecedência e “Just feel at home”.
Se tiverem de escolher o que fazer vão ao Duomo, a Catedral e comprem o bilhete de oito euros que inclui a visita ao Facciatone. Será, sem duvida, para quem não tem medo de subir escadas em caracol, fechados debaixo de terra, a chegada à melhor vista da cidade.

E depois, em meia hora de carro, chegámos a San Gimignano.

italia 3.jpeg

Se pudesse sonhar numa vida a começar seria aqui. Acho que está tudo dito. A cidade envolta na muralha, as ruas cheiram a Idade Média. Respira-se o ar da Toscania, que não se vive sem um copo de vinho na mão. Aqui sonha-se acordado e dorme-se, de livro na mão, sem horas. O tempo não corre. Até Abril a cidade parece estar adormecida. Vou querer voltar. Com outra canção. Almoçámos na “Trattoria”. Recomendação do “Guide du Routard”, repetidamente, em todos os últimos anos. 10 pontos e seguimos caminho.

Let’s go to Lucca …sem ir a correr, passando por VOLTERRA. Imaginem o Marvao, na Tuscânia. Percam uma hora… e andem a pé. Ou percam a vida toda e fiquem. Sem tempo. Durmam numa quinta, num agro turismo. Pena tive de não me perder por uma fazenda. Façam provas de vinhos. Bebam Vernaccia, provem o queijo Pecorino. Dancem ao entardecer. Procurem a quinta do filme “Letters do Juliet” ou apaixonem-se por um tal de Lorenzo. Pode ser que dê sorte:) Demorem-se por estes vales e montanhas porque vai valer a pena. Cheira a silêncio com um Acordeao em cada esquina. Caminhos sem morada certa. Já levamos a Tuscânia no coração. Sonhamos voltar com os miúdos mas, para já, vamos aproveitar para nos perdermos nas horas.

Lucca. Noite cerrada. A cidade está cercada por uma gigante muralha. Desta vez escolhemos um apartamento. Meio kitsch. sempre no centro histórico. A ideia era jantar e passear de noite. Ver a catedral, o anfiteatro, a Basílica. Não parecia fácil na cidade das 101 igrejas mas afinal foi mais certeiro. De uma ponta da cidade à outra, a pé, são cerca de 20 Mn… Marquem jantar na “Trattoria da Ubaldo”. Sempre cheio. Fila pela rua. O espaço é giríssimo. Estava decidido que deixaríamos a cidade domingo de manhã para irmos almoçar a Cinque Terra. A 40 Mn. E foi o que fizemos…

Domingo de manhã em Lucca são carinhos de bebés, mães e pais a correr, idosos de mãos dadas. São famílias a ser felizes. Adeus Lucca. Até um dia!

A caminho de La Spezia. Cinqueterra. Melhor opção. Parar o carro e ir de comboio ao longo do mar e visitar as cinco terras. A última estará a 20 Mn.

ba e pedro comboio.jpeg
Visitem Vernazza, lindo… património da Unesco. Falta-lhes uma pintura para retocar as cores e assim chegaríamos ao paraíso. Se forem a Monterosso é a última das cinco terras. A estância balnear, à saída do comboio, fervilha de turistas no verão. Se tiverem de escolher uma das cinco escolham Vernazza. Para nós a mais bonita de todas!

cinque terra 1.jpeg
Done. Let’s go to Verona. “Il sogno di Giulietta“. É aqui que devem dormir, se quiserem passar pela experiência de ter o pátio da casa da Julieta só para vocês. Foi aqui que ela nasceu e viveu (se quisermos acreditar) e se chegarem depois das 19:30 melhor ainda! É que vão buscar-vos ao portão e apercebem-se que estão no melhor spot da cidade.

romeo italy.jpeg

Esta magia nao tem preço.  A partir das 19 horas o pátio, entrada comum com o hotel, está fechado ao público. Ou seja, entram e são os únicos a ocupar. Pelo menos nós fomos os únicos e tivemos o pátio só para nós!

Estando hospedados aqui também não pagam bilhete para visitar a casa e o túmulo da Julieta. Basta pedir na recepção.

Il Sognio di Giulietta

Os quartos são clássicos, muito ao estilo Romeu e Julieta (o da Terra do Sempre é bem melhor 😉 mas estes têm a localização!).

romeu cadeados.jpegcadeado.jpeg
Melhor restaurante  das férias: “La greppia” em Verona. Marcação obrigatória! Não percam esta experiência de sabores de 1975.

Dêem um pulo à arena e deixem-se passear pelas ruas.

E assim, ao final do dia, deixámos Verona para terminar a viagem em Veneza. Se puderem deixem o carro na estação em Mestre e cheguem a Veneza de comboio. A chegada ao canal é linda!

veneza2.jpeg

Se gostam de história visitem o gueto judeu e as sinagogas. A praça de são Marcos é imperdível e depois percam-se pelas ruas e ruelas. Façam o que fizerem não marquem o Carlton. Fica em cima da estação e parou no tempo. Os quartos estão velhos e usados, o pequeno almoço não merece uma visita. Tentem marcar hotel num dos canais mais pequenos… aí sim, parece que chegaram ao paraíso.

 

veneza.jpeg

Viaja para sentir. Para aprender. Para partilhar. Viaja para sonhar. Viaja para te sentires livre. Para ter saudades. Nem sempre a saudade é triste.

Ps: I love u.

****car velet Leonardo. +393895775886 (25 euros).

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: